Evonik apresenta novidades em aditivos para espumas de poliuretano

6 01 2011

REFERÊNCIA:
AUGUSTO, Taís. PORTAL NACIONAL. Evonik apresenta novidades em aditivos para espumas de poliuretano. Disponível em:<www.segs.com.br>. Acesso: 05 Jan 2010.


Os novos produtos são destinados a diversos segmentos que fazem uso de espumas flexíveis, rígidas e moldadas, apresentando melhorias de desempenho.

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, apresenta vários lançamentos em sua linha de aditivos para poliuretano (PU). Destinadas a diversos mercados, como construção, calçados, embalagens, automotivo, móveis, entre outros, as novas matérias-primas visam atender as diferentes necessidades e se antecipar às tendências destes segmentos industriais.

O portfólio de aditivos da Evonik destina-se, em especial, à produção de espumas de PU e para a adequação de determinadas propriedades físicas da espuma. Os produtos atendem aos requisitos tecnológicos desta indústria e são dotados de contínuas inovações. “Os novos produtos visam sempre beneficiar o transformador em todos os aspectos que envolvem a fabricação das espumas de poliuretano e um dos grandes diferenciais da empresa é o suporte comercial e técnico oferecido a todos os seus clientes”, afirma o Gerente de Poliuretano da Evonik, Roberto Luiz.

Os clientes da Evonik contam com quatro centros de competência desta área no mundo, nos quais técnicos e especialistas possuem todo o know-how necessário para desenvolver soluções específicas de cada mercado. No Brasil, o Centro Técnico de Poliuretano, instalado em Americana (SP), possui, entre suas funções, avaliar e sugerir aplicações dos produtos; realizar estudos e comparativos de formulações; e buscar o aperfeiçoamento de insumos voltados ao segmento de espumas flexíveis e rígidas.

Inovações em destaque

As atividades dos especialistas da Evonik permitem descobertas e inovações que remetem a uma nova geração de produtos, na qual se destacam itens ambientalmente favoráveis, fabricados com matérias-primas menos agressivas e que propiciam o desenvolvimento de espumas verdes, com menor emissão de gases e odores, menores taxas de cloreto de metileno, retardantes de chama não halogenados e polióis de óleos vegetais.

“Os aspectos ambientais têm se tornado diretrizes para os desenvolvimentos técnicos. Baixa emissão de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) em espumas flexíveis é mandatória na indústria automotiva, por exemplo”, observa Luiz. Com um amplo portfólio de Aditivos voltados ao mercado de poliuretano, a Evonik destaca novos estabilizadores, aditivos de performance, catalisadores e desmoldantes.

TEGOSTAB® B 8356

Estabilizador para manufatura de espuma flexível poliéster com estrutura celular fina e sem defeitos. Adicionalmente, a propriedade de antiestampagem das espumas estabilizadas com este item é definitivamente incrementada.

TEGOSTAB® B 8955

Estabilizador especial usado na produção de espumas com permeabilidade extremamente baixa, sem que ocorra encolhimento. Proporciona alta potência de estabilização combinada com uma latitude de processo extremamente ampla.

TEGOSTAB® B 8275

Estabilizador universal de média potência, com características que proporcionam ótima processabilidade, o que, combinado à sua alta eficiência de nucleação, resulta em uma estrutura celular extremamente fina.

TEGOSTAB® BF 2470

Estabilizador convencional de tecnologia SiC com ampla faixa de processo.

TEGOSTAB® B 8185

Estabilizador de altíssima potência para produção de espumas com densidades extremamente baixas.

TEGOSTAB® B 8247

Estabilizador versátil e de alta potência com características de processabilidade superiores, proporcionando excelente compatibilidade para vários padrões de espumas flexíveis com retardantes de chamas. Recomendado para formulações sensíveis a defeitos como, por exemplo, rachos.

TEGOSTAB® B 8715 LF 2

Estabilizador para espuma flexível moldada à base MDI. Totalmente isento de ftalatos.

TEGOSTAB® B 8716 LF 2

Indicado para espuma flexível bloco HR (alta resiliência). Totalmente isento de ftalatos.

TEGOSTAB® B 8738 LF 2

Estabilizador para espuma flexível moldada à base TDI. Totalmente isento de ftalatos.

Aditivos de Performance

A Evonik também apresenta inovações na Linha Ortegol, aditivos que auxiliam diversos processos de espumação. Entre eles, destacam-se a linha de crosslinkers nobres, compatibilizadores para blendas de polióis e abridores celulares para espumas viscoelásticas, além de uma linha de antioxidante de altíssima potência, que previne a oxidação (scorching), problema causado pela forte exotermia gerada na produção da espuma.

ORTEGOL® 76

Abridor celular de alta potência, com baixíssima contribuição na emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e especialmente desenhado para a produção de espuma viscoelástica à base de TDI 80.

ORTEGOL® 204

Previne selamento da espuma.

ORTEGOL® 315

Emulsificante orgânico que atua como excelente coestabilizante para produção de espuma poliéster, que proporciona ótima emulsificação.

ORTEGOL® 515

Excelente abridor de células para produtos à base de espuma poliéster.

ORTEGOL® CLA

Aditivo para auxiliar o corte por estampagem de espumas flexíveis poliéster.

ORTEGOL® COM

Emulsificante efetivo para aplicações em espumas flexíveis, às quais permite uma significativa melhora das propriedades físicas quando líquidos incompatíveis são utilizados. Ortegol® COM pode ser usado em formulações poliéter e poliéster, sistemas de viscoelástica, formulações que contém NOP’s e muitas outras aplicações.

ORTEGOL® CXT

Extensor de cadeia para melhor processamento e otimização das propriedades físicas das espumas flexíveis

ORTEGOL® FS 1

Auxiliar de processo que permite a produção de espumas flexíveis mais macias e confortáveis.

TEGOCOLOR®

Dispersões líquidas de pigmentos especiais, encontrados nas cores preta, amarela, vermelha, azul, verde, laranja e marrom.

TEGOAMIN® B 125

Catalisador especial de amina terciária, balanceado para uso em todos os tipos de espuma flexível poliéter em bloco.

TEGOAMIN® ZE 4

Moderno catalisador amínico de emanação zero, com perfil de reação adequado para ser empregado na produção de todos os tipos de espumas flexíveis.

Kosmos® 19, Kosmos® 29, Kosmos® 33, Kosmos® 54, Kosmos® 75, Kosmos® EF

Linha de catalisadores organometálicos.

Gorapur LH 526 Blue

Desmoldante Antisqueak.

Contato direto com clientes

No último mês de novembro, a Evonik promoveu o 2º Encontro com Espumadores. O evento, realizado na capital paulista, contou com a participação de aproximadamente 200 clientes e distribuidores do Brasil e América do Sul. Foi uma oportunidade de firmar o relacionamento com o público deste mercado e de levar informações mais completas sobre a atuação e os produtos desenvolvidos pela empresa, incluindo as novidades. “Este tipo de encontro permite uma rica troca de informações e a melhor compreensão do que as indústrias precisam e as soluções que podemos oferecer”, ressalta Roberto Luiz.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: