Casa de Plástico vira alternativa para a construção civil.

16 09 2010

REFERÊNCIA:
SACOLINHAS PLÁSTICAS. Casa de Plástico vira alternativa para a construção civil. Recicle, Reutilize e Reduza o desperdício das sacolas plásticas!. Disponível em: <sacolinhasplasticas.blogspot.com>. Acesso: 15 Set 2010


A casa plástica é formada por uma estrutura de aço de alta resistência, que suporta elevados índices de corrosão e placas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) reciclado, que resultam em peças de grande rigidez e baixa deformabilidade. As placas são preenchidas com resina plástica de poliuretano, que não agride a natureza e tem grande durabilidade

Uma casa pré-fabricada com placas de plástico reciclado, que visa a preservação do meio ambiente, baixo custo de materiais, redução na mão-de-obra, rapidez e praticidade na hora de montar estará disponível no mercado imobiliário em breve. É o que garante o engenheiro civil e sócio-diretor da empresa Impacto Protensão, Joaquim Caracas, que desenvolveu a Casa Popular de Plástico e quer agora certificar o protótipo para comercializar o produto.

Em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Impacto Protensão, empresa especializada em oferecer serviços para construção civil, aguarda a certificação do produto, com as normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para vender a Casa de Plástico. “Em três meses teremos a autorização preparada com o auxílio da UFC para colocarmos o produto no mercado”, explica Joaquim.

De acordo com Joaquim, hoje mais de 300 casas já foram construídas e alugadas para canteiros de obras, salas de aula, pousadas e até para o quartel da Guarda Municipal de Maracanaú (CE), por um preço médio de R$ 36,00 o metro quadrado. Além disso, a intenção do fabricante é vender moradias populares para todo o país. “A iniciativa é uma alternativa mais econômica e acessível para a população de baixa renda”, diz.

Como se trata de uma casa pré-fabricada o tempo de execução é bem inferior aos sistemas tradicionais. “A montagem da estrutura, instalações e acabamentos leva um dia, se o terreno estiver preparado. No segundo dia, é aplicado o gesso para fazer o acabamento e a casa está pronta”, comenta.

Vantagens

Segundo Joaquim, a casa de plástico apresenta algumas vantagens em relação às construções convencionais, que precisam de tijolos, areia, madeira e cimento. “A casa plástica é rápida de montar, tem um maior conforto térmico e acústico, material durável e é fácil de limpar”.

Além disso, de acordo com o fabricante apesar da casa ser feita de plástico, a estrutura é resistente ao calor por ser feita de aço. “Testes realizados pela ABNT mostraram que a base metálica é resistente às altas temperaturas”, garante o engenheiro.

Porém, ele afirma que testes contra incêndios ainda estão sendo feitos para garantir a total segurança da casa. “A vantagem do plástico é que ele não deixa o fogo se alastrar, diferente da madeira que se propaga facilmente. Em caso de acidente, o fogo seria controlado mais rápido na casa plástica, com certeza”, afirma.

Especificações

O modelo da casa plástica é fabricado em um padrão popular de 40 m² com dois quartos, um banheiro e uma sala/cozinha. Joaquim explica que a casa plástica é feita a partir de uma estrutura metálica de alta qualidade e por placas plásticas produzidas em Polietileno – material rígido, porém leve, de fácil processamento e baixo custo – 100% reciclado.

As placas de Polietileno são fixadas através de perfis de PVC no sentido vertical e perfis “H” no sentido horizontal. “Nessa fixação, devido à posição dos perfis, a casa torna-se totalmente impermeável, não havendo a possibilidade de infiltrações”, comenta o engenheiro. Depois de fixadas, as placas recebem uma vedação preenchida com espuma de poliuretano, que visa uma proteção térmica e acústica. “O poliuretano não transmite calor”, pontua Joaquim.

Revestimento

Após a montagem das placas, é feito o acabamento interno em gesso. “Dessa forma poderá haver a aplicação de textura, pintura convencional (tinta látex) e até a colocação de revestimento cerâmico”, diz o engenheiro.

Detalhes como a caixa d’água, também foram pensados pelo profissional. “Ela terá um formato apropriado para inserir-se na estrutura, ficando ‘encaixada’ entre o telhado e a estrutura do banheiro”. Os demais materiais como portas e janelas ficam a critério do cliente, devido à facilidade de montagem da casa.

Para a cobertura, o profissional explica que o telhado é feito a partir de fibra vegetal (telha ecológica) o que garante uma alta qualidade. “Ao contrário do amianto não transmite a temperatura externa para o ambiente interno”.

Segundo o fabricante, as instalações elétricas podem ser externas ou embutidas no revestimento, ficando a critério do cliente. “No uso residencial as instalações seriam esteticamente melhor se embutidas. Mas no caso de um ambiente comercial, como um canteiro de obra, por exemplo, as instalações externas são mais práticas devido às possibilidades de futuras mudanças”, orienta.

Por se tratar de uma casa que ainda passa por um processo de análise de materiais, o modelo não tem um preço definido para comercialização. “Ainda não temos o preço estimado da casa plástica, porém será um valor inferior ao das casas convencionais existentes no mercado”, conclui o profissional.

Anúncios

Ações

Information

8 responses

22 01 2011
Rodrigo Leonardo Molina

Gostaria de receber maiores informações da empresa.

17 02 2011
ELIO DOS SANTOS

GOSTARIA DE RECEBER MAIS NOTICIAS SOBRE A APROVAÇÃO E PREÇO MORO EM CACHOEIRINHA RS.
OBRIGADO

23 02 2011
monica

gostaria de saber onde comprar?

22 10 2011
gilmar

gostaria de saber o tamanho e o preço ,grato.

9 01 2012
Daniel Alves

Tenhas mais informações a respeito da casa de plástico ligando para 85 9161 1133

27 05 2012
Jair Dorneles Alves

Sr. Engenheiro gostaria de saber mais detalhes sobre a sua casa pois tenho familhas, de baixa renda, precisando deste tipo de imóvel.
Meu contato: Jair Dorneles Alves
CRECI 39116
fone: 51- 8207-3169 ou email: jairdorneles@hotmail.com
Obs: são familias desalojadas pela prefeitura de Porto Alegre/RS para ampliação da infraestrutura viária e recebrão uma verba para compra de outro imóvel, já estamos negociando o terreno para implantação de um condomínio para elas.

25 07 2012
robson

estou pensando de construir uma casa de 70 metros quadrado,por quanto sairia uma casa desta?sendo 2 suite,cozinha e sala estilo americana e toda a varandada aguardo…

7 08 2012
cleonice machado

OI EU SO A NICE E QUERO SABER DE PREÇOS E TEMPO DE ENTREGA E ONDE CONSEGUIR ESE TIPO DE MATERIAL MEU TELEFONE 011 4894 8700
OBRIGADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: