Coim Brasil recicla 180 toneladas de sucata de poliuretano

13 03 2008

Coim Brasil O balanço anual da Coim Brasil revela que, em 2007, cerca de 180 toneladas de sucata de poliuretano (PU) foram reaproveitadas em sua unidade de reciclagem de Novo Hamburgo/RS. O número equivale a 18 carretas de pares de calçados que deixaram de ser jogados no lixo ou ao peso de uma baleia azul adulta – considerada o maior e mais pesado mamífero da Terra – e à soma de 198 carros populares.

Segundo dados da empresa, por mês, cerca de 15 toneladas de PU passaram pela reciclagem no ano que passou. Com o material reciclado, além do ganho ambiental, os fabricantes de solados têm uma redução 7% menor no custo de fabricação de um novo par de calçados.

Criada em 2003, no Sul do Brasil devido a preocupação da empresa com as questões de preservação ambiental, a unidade de reciclagem da Coim, até então inédita no país, possibilita o reaproveitamento de solados de poliuretano descartados pela indústria transformando-os novamente em matéria-prima com qualidade equivalente ao produto original, tanto em dureza quanto em conforto, mantendo a mesma resistência e abrasão.

A quantidade de material que pode ser reaproveitado pela indústria calçadista é significativa. Cerca de 5% da produção nacional de solados de PU é descartada e vai parar em aterros sanitários que nem sempre estão preparados para receber esse tipo de resíduo. Atualmente, esses lixões estão com a capacidade de armazenagem no limite.

Esse tipo de material demora cerca de cinco anos para decompor na natureza. Com a planta de reciclagem, a Coim reduz o impacto ambiental dando um destino ecologicamente correto aos solados descartados transformando-os em matéria-prima para fazer novos solados.

REFERÊNCIA:
PORTAL ASSINTECAL. Coim Brasil recicla 180 toneladas de solados. Disponível em: <http://www.assintecal.org.br>. Acesso: 13 Mar 2008

Anúncios

Ações

Information

6 responses

21 03 2008
Flavio Pinho Nogueira

7% ?
Minha preocupação com a cadeia de reciclagem é a seguinte:

Se o custo de fabricação diminuiu 7% como reportado, o mesmo percentual foi repassado ao custo final do produto ao consumidor?
Desses 7%, quanto foi repassado para os catadores (agentes que transportam o resultado de consumo para “cooperativas ou associações”)?.
Será que esses 7% não foi reciclado antes de chegar no bolso do catador?
Será que precisamos escravizar familias inteiras para preservar o meio ambiente ecológico?.

—————-
Segue.

21 01 2013
JOAO HENRIQUE

Flavio, vc sabe quanto custa o kg de sucata de PU

24 02 2010
Sylvano

Att. Senhores…
Tenho 200 tons. de PU injetado, aqueles usados em refrigeração….
Não sei o que fazer com esta sucata…
Se puder me indicar alguma coisa à fazer…. ficarei muito agradecido.
Estou na região de Capivari S.P.
11 9928 9715 Sylvano

30 03 2010
vanderlei

Boa tarde Sylvano gostaria de saber se vc tem ainda a SUCATA DE PU se puder me informar a duresa desse material e valor poderemos quem sabe fazer alguma negociaçao futura email vanderleisilvinosilva@gmail.com tl:01195631952

31 03 2012
jatoba sucatas

temos grandes quantidades de pu de refrigeraçao
ha entere-se

tel 011 7141-6384 c/cido

21 01 2013
JOAO HENRIQUE

QUANTO CUSTO UM KG DE SUCATA DE PU. ESTOU FORTALEZA E AS VEZES APARECE ESTE PRODUTO AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: