LigHT, da Webasto: tetos de poliuretano em carros conversíveis

5 03 2008

A Webasto, maior fabricante de tetos solares do mundo, será uma das atrações de 78ª edição do Genebra Motor Show, que acontecerá em Genebra, na Suíça, entre os dias 6 e 16 de março. Com o slogan “Moving Innovations” (Inovações em Movimento), a empresa vai apresentar em seu estande uma proposta inédita de teto para veículos conversíveis. O sistema, chamado de Webasto LigHT (Light Hybrid Top), é uma combinação inteligente entre um Hard Top (teto rígido removível) e um Soft Top (teto de lona), produzido com uma nova combinação de materiais leves, como policarbonato e poliuretano. Na visão da Webasto, o sistema Light Hybrid Top é uma alternativa aos tetos de lona convencionais.

Desenvolvido em conjunto com o IED Automotive (Instituto Europeu de Design), o novo teto foi integrado a um roadster-conceito, inspirado num clássico italiano, o Fiat 124 Spider. Os materiais utilizados formam uma estrutura auto-sustentável que é incorporada ao veículo por meio de películas flexíveis, dispensando o uso de hastes e juntas metálicas, presentes nos sistemas tradicionais. O resultado é um conversível inovador, reunindo as vantagens de um teto rígido retrátil com o visual inconfundível de um teto flexível.

A estrutura toda é feita de uma única peça, detalhe importante para garantir estabilidade ao veículo e facilitar a abertura manual do teto. Outra vantagem é o peso total do conjunto. O mix de policarbonatos e poliuretanos oferece uma excepcional relação entre rigidez e peso e, com isso, o novo teto pesa apenas 14 kg – muito mais leve que um sistema convencional de Hard Top.

A Webasto é uma das fornecedoras automotivas líderes no uso de tecnologias envolvendo plásticos como policarbonatos e poliuretanos. A empresa possui uma fábrica própria, especializada nestes componentes, em Schierling, na Alemanha.

Miniaturas criativas – Além do Light Hybrid Top, a Webasto também apresentará em Genebra três miniaturas criativas de conversíveis, na escala 1:4, que mostram propostas de design para o automóvel do futuro. O estudo foi feito em conjunto pela empresa e a Faculdade de Design da Munique, tendo como base o mote “The roof of the future” (O teto do futuro). Os designers tiveram a oportunidade de liberar sua criatividade e fantasia, desenvolvendo propostas originais. O objetivo do estudo era desenvolver sistemas conversíveis Soft Tops para categorias de veículos que tradicionalmente não possuem versões conversíveis, como picapes e utilitários esportivos.

A Webasto Brasil – Com sede em Vinhedo (SP), a Webasto atua desde setembro de 2004 no País, comercializando tetos solares para veículos automotivos no mercado de reposição. A marca conta com uma rede com 60 instaladores especializados no território nacional. Os tetos solares instalados pela empresa e sua rede autorizada no mercado brasileiro contam com garantia vitalícia contra defeitos e vazamentos.

REFERÊNCIA:
PORTAL FATOR BRASIL. Webasto apresenta propostas inovadoras em Genebra. Disponível em: <http://www.revistafator.com.br>. Acesso em: 05 Mar 2008

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: