Workshop do setor moveleiro em Cuiabá e Várzea Grande, Mato grosso

29 02 2008

Fomentar a produção em série, estabelecer um mercado alvo, buscar financiamento para a produção e comercialização, enfatizar a qualificação da mão-de-obra, da tecnologia, do design e das parcerias governamentais. Além de buscar aumentar a qualidade e a produção. Estes foram alguns dos pontos estratégicos levantados durante um workshop que reuniu 24 empresários do setor moveleiro de Cuiabá e Várzea Grande, esta semana (26), na sede do Sebrae em Mato Grosso.

O consultor Daniel Sins, ressalta que a intenção do workshop de planos de estratégias é saber quais são as ações prioritárias dos empresários do setor, para que possam colocá-las em prática e conseqüentemente fomentá-las. Ele enfatiza que é necessário saber dos empresários quais os pontos de extrema necessidade e que exigem um foco maior para suprir as ações em 2008.

O técnico Valdir Santiago, da Unidade de Acesso à Tecnologia do Sebrae/MT, ressalta a necessidade de direcionar as ações no sentido de buscar mais resultados para o setor. “Os empresários do Arranjo Produtivo Local de Cuiabá e Várzea Grande devem entender que esse não é um projeto do Sebrae, mas sim deles. Construímos por eles e o que esperamos é exatamente a participação efetiva no projeto. Que eles possam nos expor suas maiores necessidades para que depois possamos juntos, encontrar a melhor alternativa para preenche-las”, explica.

Para José Merege, designer e instrutor do Programa Lab Móveis – Design Estratégico de Móveis do Sebrae/MT, é preciso incentivar e valorizar novas matérias primas, principalmente as regionais, pois, além de agregar valor ao produto dando-lhe uma “cara” própria, isso representa competitividade no mercado, por ser um diferencial do fabricante. “Mas a valorização do regional é apenas um dos aspectos a serem melhorados, precisamos ter padronização, organização e qualificação, principalmente da mão-de-obra para conseguir competir com os grandes centros”, ressalta.

Segundo Fernando Ávila, presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sindimóvel), é importante pontuar as principais necessidades de melhorias para o setor, pois todos que participaram do workshop sabem da realidade e da necessidade de suprir algumas deficiências, para se adequar ao mercado competitivo.

Participaram do workshop empresários dos segmentos de estofados, móveis de fabricação em escala industrial e de fabricação sob encomenda, além de representantes de instituições parceiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e Prefeitura de Cuiabá.

REFERÊNCIA:
JORNAL DOCUMENTO. Moveleiros de Mato Grosso discutem planos estratégicos para 2008. Disponível em:<http://www.odocumento.com.br>. Acesso em: 29 Fev 2008

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: