Poliuretano nos pneus do Fiat Concept Car 500 Aria

21 02 2008

A preocupação ambiental, que no ano passado foi o mote principal do Salão de Genebra, voltará com força total na edição de 2008, como mostram claramente o Peugeot 308 GT THP e, agora, o Fiat Concept Car 500 Aria. Enquanto o objetivo do primeiro era oferecer performance com baixo consumo de combustível, o do conceito da marca italiana é mais restrito: no 500 Aria, o negócio é gastar pouco e emitir menos ainda.

Juntando tecnologias já disponíveis e outras que a marca italiana pretende oferecer nos próximos anos, o urbanino ecologicamente correto emite apenas 98 g de CO2. Entre seus diversos equipamentos, o principal certamente é o eficientíssimo motor a diesel 1,3-litro turbo 16V Multijet já capacitado a atender às normas Euro 5 (aliás, o 500 é o único carro na Europa com todos os seus motores já dentro da nova regra).

abre_fiat_concept_car_500_a.jpg
Fiat Concept Car 500 Aria

Além dele, o Aria tem também o mesmo câmbio Dualogic que equipa o Stilo brasileiro (o único Stilo que sobrou), mas com uma diferença fundamental: toda a sua calibração visa o menor consumo possível de combustível, aproveitando o torque ao máximo e, com o sistema “Eco Drive”, ainda dando dicas de direção econômica ao motorista.

O equipamento final no pacote é o sistema Stop&Start, que já equipa carros na Europa, como o Citroën C3. Ele consiste de um gerenciador do motor que o desliga quando o carro fica parado em congestionamentos, por exemplo. Basta, porém, que o motorista pise no acelerador para o motor ligar de modo quase instantâneo, segundo dizem. Combinado com o câmbio Dualogic, o Stop&Start consegue reduzir o consumo em 10%.

Não bastasse a preocupação com as emissões, o Aria também não quer ser um estorvo na hora em que o carro for visitar o ferro-velho. Todo o interior é feito de materiais recicláveis ou reciclados, como a proteção da parte inferior do veículo, que usa pneus reciclados e poliuretano (composta por grânulos de borracha derivada de pneus usados “ligados” entre si por poliuretano), para dar liga, bancos com “couro reciclado” (ele é misturado a látex e processado como se fosse um couro comum) e painéis internos de termoplásticos recicláveis e fibras naturais. Dependendo da demanda, um carro assim pode chegar rápido ao mercado europeu.

REFERÊNCIA:
RUFFO, Gustavo Henrique. Fiat mostra em Salão de Genebra o Concept Car 500 Aria. (Web Motors). Disponível em:<http://www.webmotors.com.br>. Acesso em: 21 Fev 2008

AUTO PORTAL. Fiat anuncia 500 Aria Concept para Genebra. Disponível em: <http://www.autoportal.iol.pt>. Acesso em: 22 Fev. 2008

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: