Cientistas descobrem organismo capaz de degradar poliuretano

7 01 2008

MÉXICO, 5 JAN (ANSA) – Cientistas mexicanos descobriram um microorganismo capaz de degradar o poliuretano, um material que demora muitos anos para se decompor e que representa um sério problema em termos ambientais.

Os especialistas da Faculdade de Química da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) identificaram a bactéria Alicycliphilus sp em um gigantesco aterramento chamado Bordo de Xochiaca, na periferia da capital mexicana, apontou um comunicado da instituição.

Os pesquisadores Herminia Loza e Javier Cruz, com o apoio de seu aluno Alejandro Oceguera, tomaram conhecimento do microorganismo há dois anos, mas a princípio não se deram conta da capacidade do microorganismo em degradar o poliuretano.

O material é hoje amplamente utilizado em função de sua comodidade e facilidade de molde, mas representa um problema ambiental por não ser facilmente biodegradável.

Os cientistas esperam agora que esta bactéria abra perspectivas biotecnológicas para produção de organismos transgênicos mais eficientes a fim de serem utilizados em nível industrial na degradação deste material.

As conclusões da pesquisa foram publicadas na edição de outubro da revista especializada da Sociedade de Microbiologia dos Estados Unidos, “Applied and Enviromental microbiology”. (ANSA)

REFERÊNCIA:
ANSALATINA. Cientistas descobrem organismo capaz de degradar poliuretano. Disponível em: <http://www.ansa.it/ansalatinabr>. Acesso: 07 Jan 2008

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: