Poliuretano ecológico da Ecopol

2 01 2008

O Brasil produz, em média anualmente, cerca de 335 mil toneladas de poliuretano. Até 2012 este número deverá chegar a 441 mil toneladas apresentando uma evolução média de 4,7% ao ano. Em apenas algumas décadas o produto passou a fazer parte de vários aspectos do cotidiano das pessoas, como: na indústrias de colchões, móveis, veículos, construção civil, refrigeração, tecidos, esporte e lazer, calçadista, mineração, naval, e mais recentemente, em aplicações para designs de computadores e adesivos aeroespaciais.

Esta infinita gama de utilização do poliuretano, como um produto extremamente resistente, maleável e barato, gera ao país uma grande quantidade de resíduos – que oscila ao redor de 2,5 mil toneladas/mês. O destino destes restos, normalmente são a queima indiscriminada e os aterros industriais, onde levam milhares de anos para se decompor gerando um grave problema ao meio ambiente. Alguns países até recusam o recebimento de embalagens e de produtos que contenham poliuretano, por não possuir o ‘selo verde’ (não é reciclável). Apesar da preocupação das empresas em diminuir os resíduos de poliuretano, é inevitável a geração deles, na ordem de 3% a 5% para os processos mais eficientes, e de 5% a 15% em processos mais artesanais.

O percentual médio de resíduos de poliuretano gerado é de 8%, o que resultou em 26.778 toneladas em 2006. Para 2012 a projeção estimada é de 35.275 toneladas de resíduos. Tal contribuição em favor do meio ambiente, e que gera lucros e economia, vem de uma indústria da serra gaúcha, de Farroupilha. Primeira e única no país, a Ecopol – Reciclagem de Polímeros, atua no mercado brasileiro com a reciclagem de resíduos de poliuretanos.

A Ecopol realiza desde o trabalho de coleta de resíduos, reciclagem, comercialização ou mesmo o licenciamento e desenvolvimento de projetos de reciclagem junto às indústrias. A empresa, estima que até 2012 será capaz de reciclar 40% dos resíduos brasileiros. A organização foi pensada com o intuito de cuidar expressamente da gestão de resíduos com o objetivo de reduzir a quantidade de lixo nos aterros industriais, além de incorporar a mais avançada tecnologia através da automatização todos os processos de produção. O custo do poliol ecológico, resultado do processo de reciclagem, é de 20% a 30% mais barato do que o valor do poliol virgem.

REFERÊNCIA:
PORTAL ASSINTECAL BY BRASIL. Ecopol apresenta ao mercado brasileiro seu poliuretano ecológico. Disponível em: <http://www.assintecal.org.br>. Acesso em: 02 Jan 2008

Anúncios

Ações

Information

10 responses

26 01 2009
Claudio Crispim

Olá!
Seria possivél utilizar este Poliol para fabricação de Batentes de Poliuretano, onde temos teor de H2O máximo de 0,04%, e outras caracteristicas semelhante ao poliol convencional como: hidroxila, reatividade etc…

17 02 2009
VILDECIO

PRECISO DE POLIURETANO RECICLADO, ONDE CONSIGO.

8 10 2009
Bruno Bernardes

Olá..
Tenho 40 tonelas mes do material reciclado que voce procura..
qualquer coisa entre em contato..
Bruno

15 11 2010
VILDECIO

Amigo vc ainda tem poliuretano? me envie um e-mail por favor

15 11 2010
VILDECIO

Amigo vc ainda tem poliuretano? TPU Reciclado Dureta 90 Shore me envie um e-mail por favor vcjota@uol.com.br

15 11 2010
VILDECIO

Amigo vc ainda tem poliuretano? TPU Reciclado Duresa 90 Shore me envie um e-mail por favor vcjota@uol.com.br

16 09 2010
joel

que tipo de pu voce precisa?

15 11 2010
VILDECIO

Tenho interesse em poliuretano de injeção duresa 90 shore meu e-mail vcjota@uol.com.br

4 08 2009
Anselmo

Posso ensinar ou até mesmo implantar industria de batente para amortecedor em poliuretano microcelular
fone 0xx62-3264-7986

29 10 2012
Daniel Romeu

Boa noite, tenho residuos de PU usado em containeres frigorificos gostaria de saber que destino posso dar a esse material. tenho muiiito material.

Daniel Romeu
Fone: 53- 81120102

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: