Plástico vegetal pode substituir petróleo na indústria calçadista

28 12 2007

Formax lança a primeira aplicação prática brasileira do TPU (poliuretano termoplástico) desenvolvido a partir de fontes vegetais, portanto renováveis. Surge na indústria calçadista a primeira aplicação prática brasileira de poliuretanos termoplásticos – TPU – desenvolvidos com base orgânica em substituição ao petróleo. A inovação vem pelas mãos da Formax Quimiplan – Componentes para Calçados Ltda., de São Leopoldo/RS, que há dez anos já desenvolve um trabalho pioneiro de reciclar resíduos de seus próprios produtos.

Agora, está lançando o Thermogreen, linha de contrafortes e couraças (peças internas que estruturam os sapatos) produzida a partir de polímeros feitos de fontes renováveis, como soja, milho, mamona e girassol, por exemplo. “O Thermogreen é a era do biodiesel chegando à indústria calçadista”, compara Flávio Faustini, diretor da Formax. A empresa é líder brasileira no fornecimento destes insumos e incorporou a busca de soluções para negócios sustentáveis a suas estratégias cotidianas.

Além de representar um avanço ambiental relevante, o novo produto tem significação comercial e econômica. Faustini destaca que o Thermogreen vai agregar valor e ajudar a desvincular o calçado dos custos crescentes dos derivados de petróleo, mantendo as propriedades e eficácia da formulação tradicional. Na prática, estes componentes, agora gerados a partir de fontes vegetais, chegam ao mercado com preço similar ao dos petroquímicos.

Os ganhos, portanto, são no sentido de avanço concreto na questão da sustentabilidade do planeta. O mundo deve consumir 16,3 bilhões de pares de calçados em 2007. Mais de 700 milhões são produzidos no Brasil. Os contrafortes, usados como reforço interno na altura do calcanhar, e as couraças, utilizadas com a mesma função sobre o peito do pé, estão em grande parte desta produção.

REFERÊNCIA:
MONITOR MERCANTIL DIGITAL. Plástico vegetal pode substituir petróleo na indústria calçadista. Disponível em: <http://www.monitormercantil.com.br>. Acesso em: 28 Dez 2007.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: