Dicas para escolher o melhor modelo de colchão

27 03 2008

O primeiro conselho para quem vai comprar um colchão novo parece óbvio, mas muita gente não faz por puro constrangimento: deitar no modelo escolhido para sentir como o corpo reage. Da mesma maneira que precisamos experimentar uma roupa nova, é essencial perder a vergonha e provar a textura do futuro colchão. Basta pensar que ele ficará na cama, no mínimo, pelos próximos três anos, podendo chegar até 15 anos, conforme o modelo.

Avalie se ele é muito macio ou muito duro, se afunda demais, se o contato com o tecido é agradável. Casais devem ir juntos para fazer o teste. É um cuidado que leva apenas alguns minutos e evita dores de cabeça futuras.

colchoes_f_005.jpg

Outro ponto importante é checar se a densidade do colchão condiz com o seu peso e altura. Nas lojas especializadas, há tabelas com estes indicadores, (e você ainda pode ver a Tabela de Biotipos criada pelo INER – Instituto Nacinal de Estudos do Repouso). Casais com físico muito distinto têm duas opções: levar o colchão com a densidade do cônjuge que exija o maior número, ou encomendar um produto com densidades diferentes.

Mola ou espuma?
As diferenças entre espuma e mola ficam na durabilidade, preço e gosto pessoal. Os colchões de espuma têm uma durabilidade estimada de três a cinco anos, pois deformam com mais facilidade, além de serem mais baratos. Os de mola, por possuírem uma estrutura interna mais complexa, têm uma capacidade de manter seu formato original por um tempo maior – e um preço normalmente mais salgado.

Entre os colchões de espuma no mercado, os materiais mais comuns são poliuretano, mais simples e barato; látex, que custa mais, porém é mais confortável e a espuma viscoelástica, mais macia e cara que os anteriores.

Os colchões de mola podem ser divididos entre o tipo Bonnell, que traz revestimento de espuma e um preço mais em conta, e o de molas ensacadas, em que cada mola é embalada individualmente, proporcionando mais silêncio e menos movimento de um lado para o outro da cama, e claro, a um custo maior.

Cuidados e conservação
Recomenda-se virar o colchão uma vez por mês no sentido lateral e longitudinal. Alguns modelos mais caros dispensam esse tipo de cuidado.

A maior parte dos fabricantes atualmente usa tecidos antimicrobianos, antialérgicos e antimofo. De qualquer maneira, é recomendável aspirar o colchão uma vez por semana, além de deixá-lo em local ventilado, se possível, exposto ao sol.

Além do tempo de validade indicado pelo fabricante, alguns sinais indicam que é hora de trocar de colchão. Deformações na superfície, molas que são sensíveis ao toque, em lugares onde antes não eram perceptíveis e a qualidade do próprio sono durante a noite ajudam a perceber o desgaste sofrido pelo uso.

Consultoria:
Dr. André Pedrinelli, Ortopedista e Traumatologista
Osvaldo Centoamore, Diretor Comercial da Probel
Shopping dos Colchões: http://www.shoppingdoscolchoes.com

REFERÊNCIA:
SALÚ, DANIELA. Compra de colchão novo exige teste na loja. Veja dicas para escolher o modelo. (UOL Estilo). Disponível em: <http://estilo.uol.com.br>. Acesso em: 27 Mar 2008

About these ads

Ações

Information

2 responses

25 10 2010
Como escolher um bom colchão « Coluna Alfredo Júnior

[...] aqui http://poliuretano.wordpress.com/2008/03/27/dicas-para-escolher-o-melhor-modelo-de-colchao/ e confira dicas do Dr. André Pedrinelli, ortopedista e traumatologista, para escolher o melhor [...]

15 06 2012
Daniele Ribas

Muito bom esse post, deixa bem claro o que a pessoa deve avaliar antes de comprar um colchão, conhe alguns que são maravilhosos como estes colchões
!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 174 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: