A importância do plástico na nossa vida.

26 03 2008

Seguindo a onda da tentativa de extinguir as famigeradas sacolas plásticas, estive pensando em escrever um texto mostrando que o vilão dessa história toda não é o plástico, mas nós mesmos que não sabemos como utilizá-lo corretamente. Encontrei então esse texto que exprime exatamente o que eu penso, e para não reinventar a roda, apenas reproduzo-o abaixo.

Consciência, essa é a ordem. Não adianta culpar o plástico pelos nossos atos falhos, pela nossa incompetência em saber como nos comportar, pela nossa falta de zelo pela natureza.

tartaruga_comendo_plastico.jpg
Isso é culpa nossa ou do plástico?

Por vivermos num mundo globalizado, extremamente moderno, estamos sempre em busca da velocidade e praticidade, o que torna o plástico indispensável na atualidade, que atua de forma dinâmica e eficaz em todos os setores da sociedade, desde a medicina, passando pelos eletrodomésticos até aos mais sofisticados produtos utilizados pela NASA, sendo assim, o SIMPEP – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Paraná acredita que não é possível simplesmente querer abolir o plástico de nossas vidas, seria um retrocesso de no mínimo 100 anos, devemos sim, procurar soluções alternativas para que possa haver um consumo sustentável e racional.

É importante conjugar o verbo reciclar e conciliar, porque caso não tenhamos o plástico, teremos que utilizar outro recurso. “Será que o pensamento retrógrado de extinguir as sacolas plásticas, não nos levará novamente a procurar outra fonte, como os antigos sacos de papel, à base de celulose. Isso não acentuaria ainda mais o desmatamento”, enfatiza Dirceu Galléas, presidente do SIMPEP.

Devido a importância do plástico em nossas vidas, ao invés de aboli-lo, deve-se inserir ao consumidor um “olhar crítico” do que ele consome e, deixá-lo informado de normas e projetos, como o da Promotoria Pública de Meio Ambiente do Paraná, que quer verificar a qualidade das sacolas utilizadas nos supermercados e, da Norma da ABNT NBR 15448-1 “Embalagens plásticas degradáveis e ou renováveis” que tem a função de melhorar a qualidade e diminuir a quantidade de sacolas, bastando que os supermercados se enquadrem na Norma da ABNT – Associação Brasileira de Normas e Técnicas, que terá o consumidor como um aliado, já que ele poderá fiscalizar e exigir, uma sacola melhor, ajustada às normas e, consecutivamente, um melhor uso do plástico.

Galléas ressalta: “todo material plástico é 100% reciclável, sendo indispensável que os governos invistam mais na reciclagem, educação ambiental, coleta seletiva e na compostagem. O lixo hoje não pode ser visto como um passivo ambiental, ele é rico e caro. Temos que nos espelhar no que ocorre com o alumínio e a garrafa PET, que no passado próximo eram considerados vilões e, hoje são fontes de trabalho e renda, tornando-se materiais nobres, que praticamente não são mais encontrados nos aterros sanitários. A educação e a consciência ambiental são as melhores saídas para conciliar o progresso, a agilidade e o consumo sustentável dos materiais plásticos, que também são fontes de energia, geração de emprego e renda”.

Comparativo sacolas plásticas X sacolas de papel

plasticoxpapel.jpg
Comparativo. Clique para ampliar

Saiba mais sobre os plásticos acessando http://www.ambientebrasil.com.br

REFERÊNCIAS:
PORTAL FATOR BRASIL. A importância do plástico na vida. Disponível em: <http://www.revistafatorbrasil.com.br>. Acesso em: 25 Mar 2008

MARTINS, Daniel Chagas. Sacola de plástico X sacola de papel. Disponível em: <http://area3.updateordie.com>. Acesso em: 25 Mar 2008

About these ads

Ações

Information

21 responses

12 02 2009
simone

Olha só , as pessoas aconselham a usar sacolas de tecido, não saco de papel para as compras, as sacolas de tecido além de ser muito mais bonitas, são mais resistentes que as de papel e as de plasticos,e ai sim vc não gera esse lixo desnecessario !!!

20 02 2009
Alexandre

Eu acho qe isto nao fala sobre a importância do plastico…
Acho que deviam falar disto mas nao pondo este título, pois e um pouco enganador!

20 02 2009
Bruno

O Alexandre tem toda a razão! Vocês não falam da importância do plástico –“

21 08 2013
vitoria123

é mais eu descor do um pouco pq o texto todo fala sobre o plastico!!

20 04 2009
jatiacy

Para mim, o uso de sacolas plásticas é desnecessária, a sacola de papel é bem mais utilizavel além de naum destruir tanto o meio-ambiente.
Com isso,aos poucos a sacola plástica irá perdendo sua utilidade e deixará de existir,
ps: Isso deve ser o que a natureza mais pede.

8 05 2009
jatiacy

Oi jatiacy, queria saber se foi eu mesmo quem mandou este comentário, tem como saber?

24 08 2009
larissa

eu acho q o plastica e muitio importante em nossas vidas
naum sei pq mas ele serve pra muita cosa
rsrsrs

28 04 2011
renato

pois fique sabendo larissa,as sacolas plasticas fazem mau ao meio ambiente
e isso que larissa postou vocs não acreditem vioooooooooooo

12 05 2010
katia feliz blasius

Eu acho que as pessoas tem que ter conciencia em jogar lixo nas ruas principalmente nas praias que tem muitas tartarugas que pensam que são algas e acabam comendo o plástico.

2 10 2010
julia 11anos

eu acho que se todos colaboracem com a natureza hoje os animais marinhos não estariam comendo lixo.
todos deviam pensar assim.

7 10 2010
alison drumoes ribeiro

o plastico é essencial pra nossas vidas mas temos que reciclar os platicos mas tem muita gente que nao tah nem ai para isso

4 11 2010
josé

muito legal.plástico será o provavel tema do enem

22 12 2010
Érica Cristina ")

Hooje oo mundoo coom a globalização,esqecem qee see nãao cuidamos doo planeta elee vai acumular substancias desnecessárias ee coom isso ée mtoo boom ter pessoas qee tomam conhecimentoo ee tentam ajudar oo planeta a sair do caos qe see encontra ..!
Vamoos reciclar ee ajudar oo planetaa ~~

23 05 2011
André

O que ninguém percebe é que quem está ganhando com tudo isso são as grandes redes varejistas. Além de deixar de pagar pelas sacolas plásticas convencionais vão vender as “Ecobags” ou as Biodegradáveis a base de PLA ( Poliéster + Amido de Milho ). O valor de cada sacola Biodegradável será de R$ 0,19 ( Atualmente o custo médio de cada sacola convencional é de R$ 0,04 ). “Ah… mas vai ser bom para a natureza!!! As sacolinhas plásticas são as inimigas do meio ambiente!!” Bom, essa é uma afirmação tão irracional quanto irreal. Há sim um forte impacto na natureza assim como haveria com qualquer outro tipo de material se usado inadequadamente. Uma sacola biodegradável, no mais otimista dos casos, leva em torno de 180 dias para se degradar. Nesse tempo ela já entupiu bueiros, já alimentou tartaruguinhas e causou tantos danos quanto as sacolinhas convencionais. Claro que ela ira se decompor em menos tempo mas percebam que não é essa a questão. O cerne do problema está em como tratamos nossos dejetos, nosso lixo e como nos relacionamos com o meio ambiente. A sacolinha plástica é só o bode expiatório da vez. Imagine se não tivessemos aumentado a fiscalização sobre a emissão dos poluentes pelos automóveis? Os automóveis sempre foram os grandes vilões do efeito estufa e outras mazelas associadas a emissão de CO2 na atmosfera. Então, as montadoras e o poder público resolveram se adequar desenvolvendo sistemas para reduzir as emissões e fiscalizar os veículos em circulação. Ninguém aboliu o uso de automóveis por decreto, ou aboliu? Ninguém o obrigou a comprar um carro elétrico com um custo altíssimo e pouca oferta de mercado para atender a então “demanda de ocasião”. Simplesmente buscou-se uma solução para contornar um problema. O Mesmo deveria ser feito com relação as sacolinhas. Deveríamos ter mais políticas de incentivo à reciclagem por exemplo. Essa seria a solução mais coerente, mais evoluída. Eliminar um material tão útil quanto o plástico, ou nesse caso as sacolinhas, é apenas um grande “lobby” daqueles que apenas pensam em aumentar seus lucros às custas da ignorância geral da população. Particularmente, é o maior “Greenwash” que já presenciei. Palmas para a APAS ( Associação Paulista de Supermercados ) que atuou com maestria em conjunto com as grandes redes varejistas e conseguiu aprovar essa lei na semana passada. Não me entendam errado – sou amante confesso da natureza. Por isso mesmo reflito esse amor em minhas atitudes cotidianas. Não jogo lixo na rua, procuro cooperar com as iniciativas de reciclagem de materiais no meu município, enfim, não transfiro para ninguém minhas responsabilidades como cidadão.
Aos que são fãs das “Ecobags” leiam a reportagem desse link: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/882950-saco-plastico-causa-menos-danos-que-ecobags-diz-relatorio.shtml – Não há solução quando não estamos dispostos a mudar nossas atitudes. Os verdadeiros culpados com certeza não são as sacolinhas plásticas. Deixem essa “demagogia maligna” de lado e comecem a pensar por si próprios. Quem sabe um dia isso não faz a diferença?

26 02 2012
Claudinei

Desculpe-me André demagogo é você! Que até agora não pensou no “todo” da questão!!!!! Mexa-se e mude suas atitudes, aprenda a utilizar uma sacola “ECO”… Analise e realmente verifique suas fontes… leia o que eu escrevi abaixo!

14 08 2011
Elaine Ruiz Gusmão

Gostaria de deixar os meus aplausos para a colocação do André, pois realmente o problema não são as sacolinhas, são a falta de conscientização da população. Agora, gostaria de saber o seguinte, além de gastarmos dinheiro com as ecobags, também teremos que gastar com sacos para lixo ( de plástico) pois o que a maioria da população utiliza são as famosas sacolinhas, e a população mais carente, também vai comprar sacos para lixo ou irão depositar esses lixos em lugares inadequados?

16 09 2011
camila mello alkântaraa

achei uma ótima matéria seria bom se todo mundo levasse isso a sério mesmo né?

5 11 2011
Jaqueline

Que pena André,

na verdade o que falta para a população é realmente a educação, como por exemplo, não jogar lixo no chão. Mas se a parcela que tem estudo e é financiada por anos pelo governo em escolas públicas não vê a necessidade em substituir o uso de materiais não biodegradáveis e não renováveis para utensílios utilizados por pouco tempo que logo são descartados, daí o mundo está perdido mesmo.
Imagine você que uma sacola é utilizada para carregar suas compras do mercado até sua casa e logo depois a mesma é descartada e pode levar anos e anos no meio ambiente. Precisamos, sim, de aterros em que os materiais orgânicos possam ser lançados sem o uso das malditas sacolas que tudo o que fazem é gerar um grande volume de lixo.

Att.
Jaqueline

26 02 2012
Claudinei

O Galléas falou uma TREMENDA besteira, pois nem todo material plástico é reciclável!!!!! Se ele fosse se informar existem os plásticos termofixos que não podem ser reciclados, e somente os materiais plásticos conhecidos como termoplásticos é que aceitam a reciclagem!!!!!
Tentando colocar um pouco de conhecimento na cabeça das pessoas que ainda “travam” batalhas pelas sacolinhas, dizendo que o consumidor tem “direitos”! Ok, todo e qualquer cidadão possui seus direitos, desde que cumpra com seus “deveres”…
Outro dia vi um “post” idiota que até pensei em comentar, mas nem me dei ao trabalho devido a ser de um desses “ativistas” idiotas e pseudo ecologista (que fique claro que não sou nem penso em ser do GREENPEACE), o “post” era uma foto de um corredor de supermercado com uma quantidade enorme de embalagens plásticas dos mais diversos produtos, e no chão uma sacolinha plástica com uma seta, que diziz que a culpa era dela!!!!!
Tentaram, digo tentaram fazer uma foto irônica, entretanto, o ignorante que fez e os demais ignorantes que postaram nunca se deram ao trabalho de tentar raciocinar… as embalagens plásticas de todo e qualquer produto pode ser recicladas, uma vez que existem pessoas conscientes que separam seu lixo e encaminham o que é reciclável para a devida reciclagem… e tem mais, as pessoas que não possuem essa consciência e pura e simplesmente não separam o seu lixo e colocam tudo no lixo, saibam que as embalagens plásticas são retiradas e sua grane maioria encaminhada para a reciclagem graças aos “catadores” dos lixões que fazem disso, uma forma de sobrevivência!!!!
Agora tenho quase que certeza que muitos ativistas estão dizendo ou pensando assim: “Mas as sacolinhas também são catadas”… Esclarecendo: As sacolinhas na sua grande maioria contem restos de alimentos, e papeis higiênicos, fraldas descartáveis, absorventes íntimos entre outros descartes humanos… Eles são catadores não são dejetos socias!!!!
Só para finalizar, antes de postar qualquer coisa, pelo menos raciocine sobre o fato, e não o faça por modismo e por achar que estará fazendo um bem para a sociedade, na verdade faça o bem, ajude a combater o lixo na mídia!!!! O que mais lamento é que muitas pessoas que admiro e respeito foram na onda contra as “ecobags” e ficam brigando pela sacolinhas com alegações do tipo: agora teremos que comprar sacos de lixo para substituir as sacolinhas, reflita sobre o seguinte: Como agora os sacos de lixo serão comprados e você será responsável direto pelo lixo que descarta, por que não começar a separa o lixo? Separe o reciclável, tem muita gente que irá apanhar seu lixo reciclável e você estará auxiliando na geração d renda, não sabe como fazer isso? Simples, separe uma determinada quantidade de material reciclável e ofereça a um catador de rua, saiba que ele pontualmente conforme o que vcês combinarem irá aparecer pra apanhar o material reciclável… e a partir do momento que começar a separar o lixo, os sacos de lixo diminuirão nos lixões, pois pra lá somente irá o que não poderá ser reaproveitado… Pense nisso!

18 05 2012
Janus

Contra a ignorância não há argumentos. O plástico não tem nada a ver com a falta de educação das pessoas. Agora, o pior de tudo é que com a consagração da ignorância que se vive em nosso país, as pessoas preferem se contaminar com caixas de papelão, sacolas reutilizáveis do que preservar a saúde delas próprias e dos seus. Além disso AMBIENTALMENTE já está provado que sob todos os pontos de vista EXCETO TALVEZ pelo visual que o uso de sacolas de PEAD, é extremamente MELHOR do que QUALQUER OUTRA EMBALAGEM. Não só em termos de meio ambiente, mas também em termos de saúde. Aqueles que não concordam SUGIRO QUE LEIAM, ESTUDEM SE INFORMEM E DEIXEM DE SER IGNORANTES.

27 05 2013
yasmin rodrigues pereira

muito bom adorei copiel voce e muito bom parabens!!!!!!minhas a migas tambem copiaram de voceis muito obrigado mesmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 173 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: